Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

STJ decide que Condomínios podem proibir aluguel por temporada, como os praticados pelo AIRBNB

REsp nº 1884483/PR

há 2 anos

Para o relator, Ricardo Villas Bôas Cueva ,“A exploração econômica de unidades autônomas mediante locação em curto ou curtíssimo prazo, caracterizada pela eventualidade e transitoriedade, não se compatibiliza com a destinação exclusivamente residencial. É inegável a afetação do sossego, da salubridade e da segurança causada pela alta rotatividade de pessoas estranhas e sem compromisso duradouro com a comunidade na qual está, temporariamente, inserida”, explicou Cueva.

Ele disse que a utilização de áreas de lazer, por exemplo, é desigual quando se trata de moradores temporários, e não condôminos.

“O estado de ânimo daqueles que utilizam o imóvel para fins residenciais não é o mesmo de quem se vale de um espaço par aproveitar suas férias, valendo também lembrar que as residências são cada vez mais utilizadas para trabalho em regime de home office, para o qual se exige maior respeito ao silêncio”, pontuou o relator. O ministro disse que é preciso considerar, acima de tudo, os interesses dos usuários e vizinhos de imóveis passíveis de exploração econômica. Para ele, a convenção condominial é soberana neste caso e, portanto, não há por que analisar se houve vícios na assembleia questionada pelo Airbnb.

O entendimento é de que essas locações desvirtuam a finalidade residencial do imóvel, o que pode prejudicar a segurança dos demais condôminos. Mas lembrando que o impedimento deve estar previsto na convenção do condomínio, após a aprovação por dois terços dos condôminos.


  • Sobre o autorAdvogada Civilista
  • Publicações10
  • Seguidores11
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações99
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-decide-que-condominios-podem-proibir-aluguel-por-temporada-como-os-praticados-pelo-airbnb/1327198407

Informações relacionadas

Johnatan Machado, Advogado
Artigoshá 3 anos

STJ decide que condomínio pode proibir aluguel por Airbnb

Davi Ribeiro, Advogado
Artigoshá 8 anos

Quando devo usar Cessão de Direitos e quando devo usar Contrato de Compra e Venda?

Bruna Padua, Bacharel em Direito
Artigoshá 5 anos

Condomínio Edilício por Caio Mário da Silva Pereira

Lívia Alves, Advogado
Notíciashá 4 anos

STJ: O equilíbrio entre o direito de propriedade e a convivência harmônica nos condomínios

Dr Vinícius Fonseca Nunes, Advogado
Artigoshá 5 anos

Modelo de Contrato de Arrendamento

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)